São Francisco de Itabapoana foi o primeiro municipio a receber o projeto Gabinete Itinerante do Governo do Estado. Nesta quarta-feira (04/02), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Felipe Brasil, reuniu-se com a prefeita Yara Cinthia, o vice-prefeito Renato Roxinho e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto. Felipe Brasil apresentou o projeto Agro Fundo (antigo Pefate), um programa especial de fomento agropecuário e tecnológico que oferece empréstimos aos produtores rurais a juros baixos, com recursos do Governo do Estado.
— Agradeço, mais uma vez, ao Governo do Estado por essa parceria tão importante. É gratificante ver nossos produtores rurais sendo valorizados e recebendo apoio. Eles são a base da economia do nosso município — destacou a prefeita.
O secretário Felipe Brasi explicou que a escolha por São Francisco, para iniciar o projeto gabinete Itinerante, se deu pelo município representar a agropecuária e o setor produtivo do norte do estado do Rio de Janeiro.
— Para nós, é muito simbólico começarmos por São Francisco por tudo que representa na agropecuária da região. A ideia é divulgar o Agrofundo e nossos programas de pesquisa e ações da agropecuária estadual que já temos aqui com as universidades da região, como as parcerias com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e o Instituto Federal Fluminense (IFF). É fundamental que nós avancemos nos municípios do interior, levando tudo aquilo que a Secretaria de Agricultura tem de melhor para apoiar o nosso produtor e para continuar avançando no desenvolvimento do setor agropecuário do Estado do Rio de Janeiro — explicou o secretário.
Enaldo Barreto observou que São Francisco de Itabapoana, ao lado de Campos dos Goytacazes, é responsável por 50% de área plantada no estado do Rio de Janeiro, reforçando a importância na agropecuária da região. “Só temos a agradecer ao Governo do Estado, pois nossos agricultores precisam e merecem fazer parte de projetos que incentivem a produção de seus produtos. São Francisco ficou em terceiro lugar na emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o que muito nos orgulha”, comentou Enaldo.
Estavam presentes os vereadores Sorriso, Daniel Abílio, a assessora especial do Gabinete Ana Paula Carvalho, o procurador-geral do município, Janderson Miranda, representantes da Emater, Pesagro e de sindicatos rurais da região, além da presidente do Quilombo de Barrinha, Lídia de Barrinha e parte do secretariado municipal.