A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana foi sede do Seminário da Regional Norte Fluminense, promovido pela Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ). O evento teve como tema “Enfrentamentos e Formas de Identificação de Violências no Ambiente Escolar”.
O público-alvo foram gestores da rede municipal, coordenadores dos equipamentos da rede de proteção e rede municipal de Saúde e Educação. A assessora especial do Gabinete, Ana Paula, representou a prefeita Yara Cinthia, que cumpria outra agenda no município. A vice-presidente da ACTERJ, Nailá Cristina, ressaltou que a realização do seminário é muito importante porque a escola é a porta de entrada e onde as crianças se sentem seguras para poder pedir socorro.
— Abordar esse tema no primeiro encontro regional é essencial, pois o número de crianças vítimas de violência ainda é muito grande e, para protegê-las, é necessário estarmos unidos para conseguirmos e aprendermos a ouvir e darmos voz a essas crianças. Por isso, é tão importante essa troca — disse a vice-presidente.
Conselheira municipal de SFI, Laura Pessanha Azevedo destacou que o trabalho do Conselho Tutelar é desenvolvido a partir da união com a prefeitura, escolas e a comunidade como um todo. “Quero que vocês saibam que o Conselho é presente e atuante no município e estamos abertos a parcerias, conversas e capacitação. Estamos à disposição”, comentou Laura.
Presidente da Câmara, Alexandre Barrão lembrou que a Câmara criou a Escola do Legislativo, e em breve implantará o Parlamento Mirim e Jovem. “Vamos ter visitação de crianças aqui na Câmara, e o importante é que estejamos unidos para denunciar casos de violência infantil e que os menores se sejam acolhidos nessa Casa. Quero deixar um convite ao Conselho Tutelar para que possamos unir forças e combater juntos os casos de violência e reduzir cada vez mais os números no nosso município”, esclareceu o presidente.
Diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), Renata Ramos Machado pontuou que hoje as escolas e as creches são espaços onde os educadores, além de desempenham o papel de educar, também acolhem. “Agradeço mais uma vez a presença dos nossos diretores, que exercem o papel principal, como líderes e responsáveis também pelos nossos alunos”.
Ascom-SFI