ESRJ Fale Conosco Anuncie Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026
Notícias / RJ / Sao Francisco de Itabapoana

Cidades

Soltura de tartarugas encanta moradores e turistas em Santa Clara

09/02/2026 às 00h38

 

Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana e o Instituto BW emocionou quem passou pela praia de Santa Clara na tarde deste sábado (07/02).

 

Cerca de 30 filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda foram soltos no mar, encantando moradores e turistas com o momento simbólico e cheio de significado.

 

Antes da soltura, a educadora ambiental Mariana Braga falou sobre a importância do monitoramento dos ninhos e do cuidado com os filhotes, reforçando que a espécie retorna, já adulta, para o mesmo local onde nasceu para desovar.

 

Segundo o Instituto BW, existem atualmente cerca de 800 ninhos espalhados pelo litoral de São Francisco de Itabapoana — entre as praias de Santa Clara, Sonho, Sossego e Gargaú — todos monitorados.

 

A educadora explicou que a taxa de sobrevivência dos filhotes no ambiente natural é muito baixa, o que torna a soltura orientada fundamental para a preservação da espécie. "Mesmo sendo tão pequenas, ao entrarem no mar, elas já sabem buscar abrigo e proteção no fundo do oceano. E o mais incrível: quando crescem, sempre voltam ao local de origem para desovar", disse Mariana.

 

A secretária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Luciana Soffiatti, destacou a importância da ação.

 

“É um momento único de educação ambiental e conexão com a natureza. Preservar nossas tartarugas é preservar a vida marinha e valorizar o nosso litoral. A participação da população e dos turistas mostra que todos podem colaborar com a preservação”, afirmou.

 

As solturas acontecem com frequência durante o verão e fazem parte das estratégias de conscientização e preservação ambiental no município.

 

Últimas

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES