Na manhã desta quinta-feira, dia 28 de maio, equipes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) mobilizaram uma operação conjunta com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região da Praia de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. Os agentes concentraram os esforços em mapear e patrulhar pontos cruciais.
A primeira etapa da ofensiva teve como alvo no Bairro Prudêncio. Durante o período de uma hora, os policiais militares e as equipes caninas percorreram minuciosamente todos os logradouros da comunidade, realizando varreduras e abordagens preventivas. Apesar do intenso cerco policial e do clima de prontidão, esta fase inicial da operação terminou por volta das 10h00min sem o registro de prisões ou a apreensão de materiais ilícitos.
Em seguida, as equipes se deslocaram para o Porto de Gargaú e suas adjacências. Com o auxílio dos cães farejadores do BAC, os policiais concentraram as buscas em locais previamente identificados como pontos de comércio de entorpecentes. A persistência das equipes e a precisão do faro animal resultaram na localização de um expressivo esconderijo de drogas, situado na Rua do Canto, na Barra Velha.
No total os agentes arrecadaram 240 pinos de cocaína, 35 buchas de maconha, além de um tablete de maconha pesando aproximadamente 200 gramas e duas pedras de crack com cerca de 100 gramas. Todo o material recolhido foi encaminhado para a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. Ninguém foi preso.
