O prédio da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Francisco de Itabapoana foi arrombado no último fim de semana e teve um notebook e documentos furtados.
Na última segunda-feira, 27, o motorista da instituição esteve na Apae para abrir o prédio para os pedreiros atuarem numa obra. Ao chegar constatou que o portão estava parcialmente aberto, uma janela da secretaria arrombada e outra com sinais de tentativa de violação.
Membros da diretoria foram chamados e quando chegaram ao local notaram que foram furtados um notebook Acer Aspire 3 e uma pasta contendo todas as atas da Apae, desde a sua fundação.
O que chamou a atenção foi que vários outros objetos de valor que estavam na secretaria não foram levados, dentre eles: um computador de mesa, dois ventiladores, caixa de som, impressora e dois aparelhos de ar condicionado que estavam na caixa.
A vice-presidente da Apae Ana Paula Pessanha esteve na segunda-feira registrando um boletim de ocorrência na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, onde foi aberto um inquérito para investigar o caso.
O VNOTÍCIA conversou com a presidente Márcia Batista. “Após 28 anos de história é lamentável ver nossa Apae fazendo parte das estatísticas de violência do município. Muito triste perceber que algumas pessoas não valorizam um trabalho tão importante e não estejam pensando no público alvo atendido pela instituição”, lamentou Márcia.
A presidente acrescentou que a Apae atende 252 alunos com deficiências física, intelectual e múltipla com atendimentos ambulatorial, educacional e cultural, além de atendimento assistencial e sala de recursos com psicopedagoga e oficinas de capoeira, teatro e dança.
Nesta terça-feira, 28, esteve no município uma equipe com membros da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro, que acompanha o caso do arrombamento.
Processo eleitoral
A Apae de São Francisco de Itabapoana está atravessando um processo eleitoral. Foi montada uma comissão eleitoral que conduz todos os atos deste período eleitoral. As eleições estão marcadas para o dia 11 de novembro. Pais, mães e associados têm direito a voto.
Neste momento a comissão está analisando os documentos entregues por duas chapas inscritas e deverá finalizar a análise até esta quinta-feira, 30. As chapas homologadas pela comissão estarão aptas a seguirem adiante.