O município de São Francisco de Itabapoana ampliou a oferta de vacinas contra a Covid-19 para outros grupos prioritários, sobretudo pacientes com comorbidades.
Atualmente, além de todos os idosos acima dos 60 anos, já podem ser vacinados, mediante agendamento:
– Portadores de síndrome de down entre 18 e 59 anos;
– Gestantes e puérperas com comorbidades entre 18 e 59 anos;
– Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;
– Portadores de deficiência permanente entre 55 e 59 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC);
– Pacientes renais que fazem hemodiálise entre 18 e 59 anos.
Para agendar a vacina basta procurar a polo de imunização mais próximo de sua residência: Clínica da Família Germano Barros Delgado (Centro) e os polos de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi e Floresta. O Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas, também segue vacinando. Neste caso, o agendamento é através dos telefones 99779-6044 ou 99806-9771, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Em ambas as situações, é preciso apresentar comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Vacinação em SFI ultrapassa médias nacional e estadual
Após um início de vacinação lento, comparando com outras cidades da região, a Prefeitura adotou medidas para acelerar o ritmo de vacinação e afirmou nesta segunda-feira (10) que o município ultrapassou as médias nacional e estadual de vacinação contra o novo coronavírus.
De acordo com o “vacinômetro” atualizado nesta segunda 7.441 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 17,63% da população. Na média nacional, de acordo com dados do consórcio de veículos da imprensa, o índice é de 16,68 %. Já no Rio de Janeiro é 14,11%.
Quanto à segunda dose, já foram aplicadas 3.763, que diz respeito a 8,91%. Nacionalmente a média é 8,38%, enquanto que no Estado chegou a 6,44%. Todos os dados dizem a respeito à aplicação de doses até domingo (9).
Para a prefeita Francimara Barbosa Lemos, é gratificante ver na prática o reflexo das medidas implantadas através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Após o início do funcionamento de nove polos de imunização, começamos a vacinar aos finais de semana, o que dinamizou, facilitou e acelerou o processo”, pontuou.
Da Redação com informações da AsCom