ESRJ Fale Conosco Anuncie Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Notícias / RJ / Campos dos Goytacazes

Política

Luto: morre aos 78 anos o ex-prefeito de Campos Arnaldo Viana

18/01/2026 às 22h51

 

A cidade de Campos dos Goytacazes está enlutada. Morreu neste domingo, 18, aos 78 anos o médico e ex-prefeito Arnaldo Vianna. Internado desde o ano passado na Beneficência Portuguesa, ele apresentou um agravamento em seu estado de saúde nos últimos dias.

 

Dr. Arnaldo deixa a esposa Edilene e o filho, o deputado federal Caio Vianna. Em reconhecimento à sua importância histórica, o atual prefeito Wladimir Garotinho decretou luto oficial de três dias no município.

 

O velório e o sepultamento serão realizados em Campos, com horários a serem divulgados pela família.

 

Caminhada na medicina e na política

 

A caminhada de Arnaldo Vianna foi marcada por uma profunda ligação com a saúde pública. Formado em 1972 pela Faculdade de Medicina de Campos e membro da Academia Brasileira de Neurocirurgia, ele atuou como diretor-clínico da Beneficência Portuguesa e diretor-geral do Hospital Ferreira Machado antes de consolidar sua carreira política. Sua transição para a vida pública ocorreu na década de 90, quando foi eleito vereador e, posteriormente, vice-prefeito na chapa de Anthony Garotinho.

 

Ao assumir a prefeitura em 1998 e ser reeleito em 2000, Arnaldo Vianna alcançou um feito histórico: tornou-se o político mais votado da história da cidade à época, com mais de 140 mil votos. Seu legado administrativo inclui a criação do Fudecam e o fomento à Coagro, iniciativas destacadas pelo vice-prefeito Frederico Paes como pilares de desenvolvimento e esperança para as famílias campistas. Mesmo após seu mandato como deputado federal pelo PDT, sua influência na região permaneceu viva.

 

Para além dos cargos ocupados, os últimos capítulos da vida de Dr. Arnaldo foram marcados por gestos de união. O prefeito Wladimir Garotinho ressaltou recentemente a reconciliação histórica promovida entre as famílias Vianna e Garotinho, afirmando que qualquer diferença do passado havia ficado para trás. Como bem definiu o vice-prefeito Frederico Paes, Arnaldo foi um líder que soube unir firmeza e coração, deixando marcas de afeto e serviços prestados que vão muito além de sua trajetória política.

 

"Descanse em paz Dr. Arnaldo Vianna, o corpo se vai, mas a história permanece. Tive o privilégio de lhe dar bons abraços, dividir histórias e risadas desde infância e, por último, fazer a reconciliação das nossas famílias depois de um longo período. Eu agendei o seu reencontro com meu pai e no dia eu não pude estar presente por compromissos de trabalho, mas soube que os dois se emocionaram e isso mostra que qualquer diferença que um dia existiu tinha verdadeiramente ficado para trás. Que Deus em sua infinita misericórdia conforte o coração da família, amigos e seguidores. Muita força e fé a todos, em especial a sua atual companheira Edilene e ao seu filho Caio Vianna. Como é falecimento de um ex-prefeito da nossa cidade, determinei luto oficial de três dias a partir de amanhã", postou o prefeito Wladimir.

 

"Recebo com imensa tristeza a notícia do falecimento do Dr. Arnaldo Vianna. Médico por vocação e servidor público por amor a Campos. Dr. Arnaldo dedicou sua vida a cuidar de pessoas, sempre com sensibilidade, humanidade e um compromisso com o bem comum. Foi um líder que soube unir firmeza e coração, deixando marcas que vão muito além dos cargos que ocupou - marcas de afeto, respeito e serviços à nossa gente. Como prefeito da nossa cidade, teve a visão e a coragem de criar o Fudecam. Foi por meio de um financiamento por ele autorizado que pudemos dar origem à nossa Coagro, um legado concreto de desenvolvimento, trabalho, esperança para tantas famílias. Neste momento de silêncio e saudade, me uno em oração e solidariedade à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Que Deus conforte os corações e que seu exemplo siga vivo entre nós, inspirando gerações. Um abraço especial para meu amigo, Caio Vianna", disse Frederico Paes.

  

Últimas

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES