Morreu aos 94 anos no final da noite desta quinta-feira, 11, no Hospital Municipal Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana, o ex-vice-prefeito de São João da Barra e ex-presidente da Câmara Sanjoanense Manoel Alves Barreto, conhecido como Manoel Roxinho. Manoel Roxinho faleceu de insuficiência cardíaca. Cardiopata, ele estava internado há oito dias com complicações cardíacas e pulmonares.
O político cumpriu o mandato de vice-prefeito entre 1977 e 1982 e foi vereador nas legislaturas 1967/1970, 1971/1972, 1973/1976 e 1983/1988, tendo sido presidente da Câmara Municipal de São João da Barra no biênio 1985/1986.
O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Renato Roxinho, filho de Manoel Roxinho, postou em suas redes sociais: “Pai, o senhor me ensinou tantas coisas, só não me ensinou a viver sem o senhor. Descanse em paz meu guerreiro”.
Além do vice-prefeito Renato Roxinho, Manoel Roxinho deixa os filhos Juninho (ex-vereador de SJB e SFI), Maurício Barreto (jornalista), Amaro Barreto (publicitário) e Fátima Barreto.
De reduto político no antigo “sertão”, que representou em quatro mandatos como vereador e um mandato de vice-prefeito, totalizando 22 anos, Roxinho, aos 94 anos, era o único ex-presidente ainda vivo daquela região do antigo município de São João da Barra, que a partir de 1995 se tornou o município de São Francisco de Itabapoana.
Em recente inauguração de uma galeria de fotos dos ex-presidentes do Legislativo sanjoanense, Roxinho disse que “era um momento de grande emoção retornar e ser homenageado nesta Casa, onde atuei por vários anos e estive ao lado de grandes companheiros. Cumpri meu último mandato até 1988 e, depois disso, vi a trajetória familiar prosseguir em São João da Barra e São Francisco com meus filhos também exercendo mandatos de vereador e de vice-prefeito. Aqui, nesta solenidade, pude rever filhos e demais parentes de políticos que caminharam comigo na vida pública” destacou Manoel Roxinho.
Velório e sepultamento
O corpo de Manoel Roxinho, está na capela de Santo Agostinho, no Estreito. Às 12h, seguirá para a Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. O sepultamento será às 16h, no Cemitério de São Francisco de Itabapoana.