O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Conexões, que investiga a existência de organização criminosa e desvios de recursos públicos na Prefeitura de Saquarema.
A ação cumpre 30 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a 20 pessoas físicas e 10 jurídicas, distribuídos entre os municípios de Saquarema, Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, São João de Meriti e São Gonçalo.
A investigação corre sob responsabilidade direta do procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, em razão de envolver agente político com foro por prerrogativa de função. Segundo o MPRJ, os contratos sob suspeita ultrapassam R$ 326 milhões, com indícios de sobrepreço já constatados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).
“Onde houver sinais de fraudes e enriquecimento ilícito com recursos públicos, o Ministério Público vai atuar com rigor. É isso que a sociedade espera de nós — e é isso que estamos fazendo”, declarou o procurador-geral.
As diligências contam com promotores de Justiça, apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O foco é reunir provas no âmbito do Procedimento Investigatório Criminal (PIC)
Fonte: MP- RJ