SOBRE     |     FALE CONOSCO

LAZER E CULTURA

Programação com os tradicionais tapetes de Corpus Christi está mantida em SFI

Confira como será o evento nas Paróquias no Centro e em Barra do Itabapoana

POSTADO EM 30/05/2018 08:40:00 POR: VNOTÍCIA
Tapete sendo confeccionado na Festa de Corpus Christi de 2017 (Foto: arquivo VNOTÍCIA)
Tapete sendo confeccionado na Festa de Corpus Christi de 2017 (Foto: arquivo VNOTÍCIA)

 

As duas Paróquias de São Francisco de Itabapoana, a Paróquia São Francisco de Paula (Centro) e a Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião (Barra do Itabapaona) confirmaram a realização da programação com os tradicionais tapetes de Corpus Christi, neste feriado nacional de quinta-feira, 31.

 

A confecção dos tapetes no Centro de São Francisco de Itabapoana será na manhã desta quinta-feira. Já em Barra do Itabapoana começará meia-noite e seguirá durante a madrugada e manhã desta quinta-feira.

 

Na Igreja Matriz de São Francisco de Paula a missa começará às 18h30. Logo após haverá a procissão sobre os tapetes.

 

Já na Igreja de São Sebastião, em Barra do Itabapoana, a missa começa às 19h30, seguida também da tradicional procissão de Corpus Christi. Após a procissão haverá uma benção solene do santíssimo sacramento. As cantinas das duas Paróquias estarão abertas atendendo a todos.

 

Fim do desabastecimento de combustíveis garante tapetes

 

Na missa do último domingo (27) o pároco da Paróquia São Francisco de Paula, Lucas Mendes, chegou a cogitar a possibilitar de cancelar a confecção dos tapetes, em função da greve dos caminhoneiros. A preocupação era com relação à limpeza pública ser afetada pelo desabastecimento de combustíveis e pelo fato de os tapetes serem confeccionados por integrantes das capelas que compõe a Paróquia. Mas com o fim do desabastecimento de combustíveis e a garantia da Prefeitura de que a limpeza pública atuará na sexta-feira, a confecção dos tapetes foi mantida.

 

Celebração da Eucaristia

 

Segundo o padre Lucas Mendes da paróquia de São Francisco de Paula o Corpus Christi tem origem no século 13. “A festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da Igreja Católica, que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus”, diz.

 

A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

 

Tapetes

 

Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi (Corpo de Cristo).

 

A tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

 

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, sal grosso, flores, materiais recicláveis e outros acessórios.

 

 

 

 

Leia mais em LAZER E CULTURA