SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Casal encontra Tamanduá Mirim ao chegar de caminhada em Imburi

POSTADO EM 13/05/2019 10:25:00 POR: VNOTÍCIA
Foto: VNOTÍCIA
Foto: VNOTÍCIA

 

Na manhã desta segunda-feira (13), por volta das 7 horas, um casal de Imburi, em São Francisco de Itabapoana, quando chegava de uma caminhada matinal, encontrou próximo à RJ-224, um Tamanduá Mirim no canto de uma construção, ao lado de sua residência.

 

Foi a mulher quem viu primeiro. Ela disse que de longe pensou que era um Gambá.

 

“Ao se aproximar vi que era um Tamanduá”, disse.

 

O casal ligou para a Rádio São Francisco FM, que já comunicou à Secretaria municipal de Meio Ambiente. Segundo o secretário, Izomar Soares, o animal silvestre foi capturado e será destinado à mata da Estação Ecológica de Guaxindiba.

 

Tamanduá-mirim

 

O Tamanduá-mirim, também chamado de ‘jaleco’ pela coloração amarelo-pálido, tem olhos pequenos e focinho comprido, com peso que varia entre 3,8kg a 7kg, com o corpo medindo entre 47 e 77cm, e uma cauda que pode chegar a 68 cm, peluda na base e sem pelos na ponta. À exemplo do tamanduá bandeira, possui língua comprida com muco viscoso e pegajoso, que auxilia na captura de alimentos, principalmente cupins, formigas e abelhas.

 

As patas anteriores são bem desenvolvidas, com quatro dedos com garras enormes, servindo como defesa e para escavar formigueiros, cupinzeiros e colméias. Caminham apoiando na parte de fora das patas, deixando rastro em forma de lua. Tem visão e audição ruins, usando olfato para encontrar alimentos.

 

Leia mais em GERAL