Um lobo-guará, foi encontrado na manhã desta segunda-feira, 21/03, morto no acostamento da RJ-224, no trecho conhecido por “Roda Dágua” em São Francisco de Itabapoana.
Motoristas suspeitam que o animal tenha sido atropelado. Ambientalistas já o classificam em perigo de extinção. Segundo a enciclopédia livre wikipédia estima-se que existam cerca de 23 mil animais na natureza, sendo um animal popular em todos os zoológicos.
Está ameaçado principalmente por causa da destruição do cerrado para ampliação da agricultura, atropelamentos, caça e doenças advindas dos cães domésticos. No entanto, é adaptável e tolerante às alterações provocadas pelo ser humano
Como possuem pernas compridas e ágeis, pode facilmente subir em morros e montanhas. Essa característica física favorece também os saltos no momento da caça.
Alimenta-se principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos.
É uma espécie de hábitos solitários, não formando alcatéias como fazem outras espécies de lobos. Preferem a noite para caçar. Tem comportamento tranquilo, porém pode atacar para defender-se em situações de ameaça.
No Brasil, podemos encontrar o lobo guará nas seguintes regiões: Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina.