Na noite desta sexta-feira, 06, uma ação da guarnição D/15 do DPO de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, resultou na prisão de um homem e na apreensão de um adolescente por envolvimento com o tráfico de drogas. Durante o patrulhamento na Rua do Canto, na Praia de Gargaú, área segundo a PM já monitorada por ser ponto de venda de drogas, os agentes flagraram um suspeito de 22 anos portando um rádio transmissor ligado.
A abordagem ocorreu próximo a uma casa, possivelmente usado pelo tráfico de drogas. Ao cercarem o imóvel e chamarem pelos moradores, os policiais foram atendidos por um grupo de jovens, entre eles um menos de 16 anos. Embora nada de ilícito tenha sido encontrado durante a revista pessoal aos ocupantes da casa, a experiência da guarnição levou a uma varredura detalhada no terreno baldio localizado nos fundos do imóvel.
No local, escondida próxima ao muro, foi encontrada uma sacola contendo vários materiais ilícitos: um revólver calibre 38 com numeração raspada e cinco munições, um revólver calibre 32 com três munições intactas, 26 buchas de maconha, 12 pinos de cocaína, quatro rádios transmissores com suas respectivas bases, fones de ouvido, uma touca balaclava e a quantia de R$ 110 em espécie. Diante da descoberta, o adolescente assumiu prontamente a propriedade do material.
A ocorrência teve o apoio da equipe do Patrulhamenrto Móvel Tático (Patamo 3) para o transporte dos envolvidos e do material para a delegacia. Inicialmente levados à 147ª Delegacia Legal, os detidos foram posteriormente encaminhados à central de flagrantes na 146ª DP, em Guarus, para os trâmites formais. O menor de idade esteve acompanhado por sua genitora durante todo o processo.
Na Delegacia de Guarus o entendimento da Polícia Civil foi pelo autuação do primeiro elemento, flagrado com um rádio de comunicação, no crime de associação para o tráfico de drogas previsto no artigo 35 da Lei de Drogas. Já o menor responderá por fato análogo ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito.